Como estudar informática para concursos públicos

Como estudar informática para concursos públicos

Você que deseja entrar em um concurso público já deve ter se perguntado muitas vezes: Como estudar informática? O que será que irá cair? A maioria das pessoas estão nessa situação. Atualmente grande parte dos concurseiros sabem informática, lidar com o computador. Porém, saber resolver questões de informática, talvez pouco estejam bem preparados.

Os concursos públicos estão, hoje em dia, com um grau de dificuldade bem maior que um tempo atrás. Isto deve-se ao fato que, qualquer empresa, seja pública ou privada, estão buscando cada vez mais profissionais bem preparados para assumir um cargo. Passar em um concurso público depende de muito esforço e dedicação. As vagas estão cada vez mais concorridas e os interessados nelas cada vez mais preparados. Na prova do concurso é indispensável resolver todas as questões e assim, mesmo que tenha uma matéria que não goste muito ou que tenha dificuldades terá que estudar e se preparar.

Muitos concurseiros relatam que a prova de Informática é a que mais incomoda. Então, para você sair-se bem nas provas, abaixo algumas dicas:

  • Nunca pense que saber lidar com o computador significa estar preparados para as provas;
  • Estude sempre para conhecer os termos técnicos usados nas provas;
  • Tente decorar certos nomes de ferramentas, botões, menus,etc. Prova de informática, como qualquer outra disciplina exige sim um pouco de conteúdo decorado;
  • Procure sempre realizar provas de informática de outros concursos públicos. Assim, você saberá exatamente como é a cobrança e o nível das questões.


Abaixo, orientações importantes do conhecido Professor William Douglas:


ESTUDE informática
Muitos candidatos imaginam que podem deixar esta matéria para o final, que a mesma não tem muito peso. Ás vezes temos fortes conhecedores da disciplina de direito ou português ou contabilidade e que não sabem nada de informática e acham que poderão aprender esta matéria em quinze ou trinta dias. É um engano cruel. Informática, como qualquer outra disciplina necessita de um certo tempo de dedicação para amadurecimento de idéias. Dedique a ela pelo menos uma hora por dia, o que não é muito. Lembre-se que em muitos concursos é necessário uma nota mínima para cada disciplina, independente do total de pontos.


NUNCA deixe de ler o edital minuciosamente
Conheço candidatos que só não passaram porque não leram as regras para classificação, como proceder com a folha de gabarito, títulos de redações, critério de pontuação, etc.


Chegue ao local da prova bem antes do horário, faça como os mineiros, não perca o 'trem'.
Se você chegar ao local segundos antes do fechamento dos portões, posso garantir que seu estado emocional ficará prejudicado.

Atenção a imagens
Em caso de questões com figuras, observe atentamente as figuras, todos os seus ícones, textos, mensagens da barra de status, barra de títulos, etc. Cada detalhe pode ser a diferença. só depois de reconhecida a figura passe para as questões lendo uma palavra de cada vez.


Leia atentamente as questões.
Embora possa ser aparentemente verdadeira, um pequeno detalhe no final pode torná-la falsa. Se tiver certeza deste detalhe falso, não perca mais tempo com a questão.


Marque apenas as questões que tiver absoluta certeza.
Principalmente as do tipo 'uma errada anula uma certa'(CESPE) Em caso de dúvida passe para a questão seguinte.


Se uma questão parecer demasiado difícil, ignore-a.
Evite que a mesma venha a interferir no seu equilíbrio emocional.


Cuidado com expressões do tipo:
“sempre”, “geralmente”, “toda vez que”, “removida”, “excluída”, “exceto”, “somente”, “nunca”, “apesar de”, “integralmente”, 'respectivamente', 'uma das formas de', elas podem significar a diferença entre o certo e o errado.


Use o tempo
Gaste todo o tempo relendo as questões após finalizar a prova, mesmo que todos os candidatos já tenham terminado. O tempo estipulado é seu e você deve gastá-lo para fazer uma prova satisfatória, sem se preocupar com os demais.


Marcação do cartão
Meia hora, no mínimo, antes do término do tempo de prova, comece a marcar o cartão. Já ouvi comentários do tipo: 'Não deu tempo de marcar todo o cartão' ou 'você acredita que errei x respostas na hora de marcar o cartão?' Primeiro, marque as respostas suavemente a lápis, de forma que se possa alterá-las com facilidade em caso de mudança de ponto de vista ou erro no preenchimento do cartão. Após confirmar suas respostas, reforce a marcação.


Cartão marcado
Em concursos em que um item marcado errado anula um item corretamente marcado, nem sempre o melhor candidato é o que acerta mais. Poderá ser o que errar menos.


Conhecimento amplo
Atualmente há uma tendência a classificar candidatos que possuem uma visão ampla dos fatos. Exemplo disso é a mistura de matérias na mesma questão. Você poderá estar fazendo um item de informática e errar por não saber o significado de um termo(português). Exemplo: Valor nominal e valor real. Ou até mesmo uma questão jurídica em plena prova de informática ou um termo aritmético equivocado numa questão de Excel.


Rascunhe
Faça rascunhos, desenhe, não tente montar quebra-cabeças na mente. Passe para o papel, desenhe tabelas do Excel e vá preenchendo aos poucos, à medida em que o enunciado for desenrolando.


A Banca
Cada 'Banca' contratada para elaborar provas possui um perfil diferente, enfocando temas e aspectos diversos. Reúna todas as informações disponíveis acerca do promotor do evento.

Espero ter contribuído com aqueles que estão na luta para entrar em um concurso público. Lembre-se sempre: A chave do sucesso está na determinação e força de vontade. Estudem, muita garra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os melhores chocolates do mundo

Nova lei das domésticas vale para todos os contratos, dizem especialistas