fonte : http://www.diariodeguarulhos.com.br/2014/04/10/sai-edital-da-linha-do-metro-de-guarulhos/
Sai edital da Linha 2-Verde do metrô de Guarulhos
Envelopes serão abertos em maio e obras deverão começar no segundo semestre, anuncia o governador Geraldo Alckmin em Guarulhos
Da Redação
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta (10) a publicação do edital das obras de extensão da Linha 2-Verde do metrô, que chegará até Guarulhos.
O trecho terá 14,4 km e ligará a atual estação Vila Prudente à Via Dutra (Shopping Internacional), com uma estação na Ponte Grande.
O trecho total terá 15, 5 km, já que incorporará também uma “extensão operacional” da Linha Verde na Estação Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo.
O edital já está no “Diário Oficial do Estado” desta quinta. Alckmin participou de uma “vistoria” às obras do Terminal de Ônibus da Vila Galvão, na tarde desta quinta.
Os envelopes com as propostas das empresas serão abertos no dia 10 de maio. As obras deverão começar no segundo semestre, ao custo de R$ 10,1 bilhões.
O trecho todo terá 13 estações novas: Dutra, Ponte Grande, Paulo Freire, Tiquatira, Penha de França, Aricanduva, Nova Manchester, Guilherme Giorgi, Vila Formosa, Anália Franco, Água Rasa e Orfanato.
O edital prevê o projeto executivo, as obras civis e a via permanente. A operação da linha será feita pelo metrô, com 35 novos trens.
Quando a obra ficar pronta, em 2018 , a previsão é que a Linha Verde comporte um milhão de passageiros por dia.
Com o novo trecho, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha na estação Penha e com a futura Linha 6-Laranja na estação Anália Franco.
Também terá interligação com três linhas de trem CPTM: 11-Coral (estação Penha), 12-Safira e a futura 13-Jade (estação Tiquatira).
O metrô informou que os decretos de declaração de utilidade pública das áreas onde passarão as novas estações da Linha 2-Verde ainda não contemplam o trecho de Guarulhos.
Até agora, informou o metrô, os decretos já publicados referem-se aos trechos Vila Prudente-Aricanduva e Aricanduva-Paulo Freire.
Comentários